Apresentação

O I (Re)Encontro com a História é uma parceria entre a Coordenação do Curso de História, o Diretório Acadêmico de História Manuel Correia de Andrade: Gestão Uma História Possível, coletivo estudantil Ciclo Acadêmico de História e o Programa de Pós-graduação de  História da UFRPE.

A concepção do evento está em promover conhecimento científico e receber calouros e veteranos no atual perfil do Curso e que tem por preocupação integrar os alunos e docentes nas Atividades Complementares e que precisam ser melhor desenvolvidas no âmbito do Curso a fim de cumprir com requisitos legais e atividades acadêmico-científicos.

O Curso de História da UFRPE está no seu segundo momento de Implementação do novo PPC (2014.2) e tem como objetivos mostrar que a História não é feita apenas de textos, livros e sala de aula. Também é composto de diversos recursos e linguagens que auxiliam na formação do conhecimento histórico para a pesquisa e o ensino.

O I (RE)encontro de História da UFRPE vem, então, para fazer você rever práticas discentes e docentes em nossa meta de fazer história e historiadores. Na atualidade do tempo presente, encontraremo-nos em livros, textos de revistas, arquivos, museus, restauração e higienização de documentos, o impacto das tecnologias na pesquisa e no ensino da História. Sabemos que o Tempo, componente importante da História, hoje está mais rápido, mais curto e requer de discentes e docentes uma nova dinâmica, um novo fazer historiográfico.

Em função desta percepção, que tal participar dos minicursos oferecidos pelo evento? Onde procuramos levar um pouco de experiências de nossas alunas do Mestrado na conservar de documentos necessários para futuras pesquisas; que tal um minicurso entre a História e a Linguística com a Professora Vicentina? que tal aprender a fazer um roteiro de cinema com instrumentos de edição? Pois, nada melhor que debater um filme polêmico que retrate a realidade da população em uma abordagem histórica, onde procuramos promover lazer com conhecimento.

Pois é pessoal, como podem perceber o “I (Re)encontro com a História” irá encher você de novas ideias, novos conhecimentos com atividades para todos os gostos. Temos um balaio de recomendações, onde você encontra experiências vivenciadas pelos nossos egressos, pibiquianos, pibidianos, mestrandos, docentes e convidados das áreas presenciais e a distancia, de modo a nos contemplar com suas experiências em tecnologias no ensino superior.

É só escolher o que desejam entre as opções de nossa Programação, ou, melhor ainda, participar de todas elas. E, para fechar, vocês ainda irão conhecer os lançamentos de livros de nosso corpo docente. Este corpo docente tão produtivo e muitas vezes mais conhecidos fora da casa do que entre nós.


Organização
Drª Giselda Brito
Drº. Wellington Barbosa
Anderson Guimarães
Sílvio Cadena

Monitores
Alessandro Antônio
Ana Clara
Aylanne Adriano
Breno Caique
Diana Bárbara
Diogo Xavier
Gabriela Borba
Giordano Bruno
Jéssica Tammyres
Karina Yres
Marcelo Pereira
Marcos Freitas
Matheus Moraes
Pâmela Brito
Pedro Gomes
Priscyla Leal
Rafael Ouriques
Samara Mariano
Yago Domingues